Marcelo Vitorino - consultor e palestrante | comunicação e marketing digital | gestão de crise | gestão de imagem

Background

Entre 2000 e 2008, Marcelo Vitorino atuou no meio editorial e na publicidade (sócio da Insight Publicidade, diretor de operações da Supergráfica, diretor de marketing da Editora Símbolo). Após esse período migrou o foco para o meio digital.

Como primeiro teste na área, para entender o comportamento de consumo de conteúdo na internet, abriu um blog chamado Pergunte ao Urso, que respondia perguntas de leitores. O blog chegou a ter um milhão de acessos mensais, deu origem a dois livros, e foi propagado em todo circuito midiático, com menções na novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo e participações no Teleton. Em 2010, foi finalista do prêmio internacional The BOBs, promovido pelo grupo alemão Deutsche Walle, na categoria Melhor Weblog em Português. No mesmo ano foi eleito melhor blog de entretenimento pela Blogbooks.

Experiência como consultor

Atuando como estrategista de comunicação digital, auxiliou empresas e instituições como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, PMDB, Governo de Mato Grosso, FACESP, Hospital São Camilo e FIFA, a explorarem melhor o potencial da internet.

Em campanhas políticas, contribuiu na campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008. Em 2010 coordenou a campanha digital de Orestes Quércia para o Senado, bem como a do Rodrigo Garcia para deputado federal. Colaborou no segundo turno para a campanha de José Serra e  na campanha de Raimundo Colombo para o Governo de Santa Catarina. Coordenou a campanha digital de Netinho de Paula em 2012 e algumas campanhas municipais. Em 2014 atuou como consultor de campanhas para governos de estados do norte e nordeste do Brasil.

Experiência como professor e palestrante

É professor na ESPM-São Paulo, dos cursos  “Marketing Político Eleitoral: a vez do digital” e “Estratégias Digitais para Resultados”  e no MBA do IESB -Brasília, na disciplina Marketing Político em Ambientes Digitais.

Esteve presente nos principais eventos do meio digital: Campus Party (2009, 2010, 2012), Social Media Brasil (2010, 2011, 2012, 2013), Imasters Intercon (2010), Circuito 4×1 (diversas edições), Café com blogueiros (2010, 2011), Expon (2011), OlhóCon (2014), About Social Media (2014).

Também presente em eventos de mercado e institucionais (SECOVI, Associação Comercial de SP, Tecnoturis, SEBRAE, Virada Empreendedora, Erotika Fair, Feira do Empreendedor, Startup Weekend 2014, Conferência Crowdsourcing); e com aulas  e palestras ministradas nas principais faculdades de São Paulo (Mackenzie, FAAP, PUC, FGV, ESPM, Impacta).

Atuação em comunicação e marketing digital

É sócio da Presença Online. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crisepara empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.