Conversando com alguns alunos e profissionais, me lembrei dos meus primeiros dias de adaptação no marketing político digital, em 2008. Como vim das campanhas tradicionais, de rua, tive apenas que entender como adaptar a comunicação para os meios digitais. Procurei por referências iniciais, livros, filmes, palestras, enfim, algo que pudesse servir de ponto de partida e facilitar minha transição, mas não encontrei muita coisa.
Foi assim, com essas lembranças, que comecei o projeto deste livro. Ok, a ideia inicial não era bem a de publicar um livro, mas sim um artigo que resumiria pontos que considero importantes para quem deseja usar a internet para mobilizar eleitores e militantes durante o período eleitoral.
Ao escrever as primeiras linhas, fiz uma retrospectiva de como o ambiente das campanhas políticas foi sendo alterado nos últimos pleitos e também sobre como o uso da comunicação foi impactado.
Notei que o artigo teria que ser ampliado para um livro quando fiz a separação do tripé de conhecimento que considero fundamental para um bom desempenho: política, comunicação e tecnologia. Para cada uma das áreas, um conteúdo imersivo, focado em explicar de forma simples como as peças se encaixam ao usar o marketing digital.
Como acredito que teremos a eleição mais judicializada de todos os tempos, incluí conteúdo sobre a legislação e o uso do digital, abordando financiamento, impulsionamento, links patrocinados, fake news, mensagens eletrônicas e o uso de cadastros.
Para finalizar e não deixar ninguém perdido, coloquei no livro um glossário e uma lista de ferramentas que faço uso nas campanhas que coordeno.
A Matrix Editora se interessou pelo projeto do livro, conversamos brevemente e pronto! Está aí, 88 páginas de conteúdo para você! Boa leitura!