O ponto de partida  para quem quer trabalhar com marketing político digital e campanhas proporcionais

Aprenda comigo, Marcelo Vitorino, as bases que desenvolvi ao longo de mais de 20 anos atuando em comunicação política, campanhas eleitorais e marketing digital.

Dois livros fundamentais para quem quer atuar no marketing e na estratégia política

Se você quer trabalhar com marketing político, disputar uma eleição, planejar uma pré-campanha sólida ou organizar uma candidatura proporcional, precisa de referências confiáveis, não de achismos, atalhos ou fórmulas mágicas.

Escrevi estes dois livros — “Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber” e “Seja Vereador” — para compartilhar conhecimentos que considero indispensáveis para quem pretende trabalhar com comunicação e estratégia na política.

Disponíveis individualmente.

Livro

Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber

Marcelo Vitorino — Matrix Editora

Um livro pensado para quem está começando no marketing político digital ou quer evoluir rapidamente

Quando comecei no digital, em 2008, senti falta de materiais que explicassem o que realmente importava naquela transição das campanhas de rua para a internet. Procurei referências, manuais, palestras e encontrei muito pouco que fosse claro e prático.

Este livro nasce justamente dessa lacuna.

O que você vai aprender

O tripé que sustenta toda estratégia digital: política, comunicação e tecnologia

Como campanhas mudaram nos últimos pleitos02

Como usar ferramentas digitais para mobilizar eleitores e militantes

O que muda com a legislação eleitoral e como evitar erros que custam caro

Impulsionamento, financiamento, fake news, cadastros, links patrocinados

Glossário completo + ferramentas usadas em campanhas reais

Uma leitura fundamental para compreender o digital nas campanhas

Aqui compartilho, de forma direta e prática, o que funciona no dia a dia de quem vive campanhas por dentro. Meu objetivo é ajudar você a evitar erros comuns, entender a lógica do digital e construir uma base sólida para atuar na área.

Durante a escrita, percebi que o tema era mais complexo do que um artigo poderia comportar. A necessidade de organizar melhor os conceitos me levou à estrutura central do livro:

Foi nesse processo que ele chegou ao tripé que sustenta o livro:

“Notei que o artigo teria que ser ampliado para um livro quando fiz a separação do tripé de conhecimento que considero fundamental para um bom desempenho: política, comunicação e tecnologia.”

Você decide como vai ler

Livro

Seja Vereador

Marcelo Vitorino — Matrix Editora

O bestseller definitivo para campanhas proporcionais

Disputar uma vaga para vereador no Brasil é um dos desafios mais complexos da política. São milhares de candidatos competindo por atenção, reputação e poucos votos decisivos.

O livro “Seja Vereador”, escrito por mim e coautores especialistas, explica exatamente como construir uma campanha eficiente mesmo com poucos recursos e pouca equipe.

O que você vai aprender

Uma leitura fundamental para compreender o desafio das campanhas proporcionais

Este livro apresenta, de forma direta e prática, como funciona o dia a dia de uma campanha proporcional. Ele oferece uma visão realista das decisões, limitações e estratégias envolvidas nesse processo, escrito por quem já participou da eleição de centenas de vereadores em diferentes cidades do país.

Resumo editorial

Uma obra criada para ser o seu melhor cabo eleitoral, reunindo as estratégias, práticas e decisões que realmente importam dentro de uma candidatura proporcional.

Você decide como vai ler

Sobre o autor

Marcelo Vitorino

Atuo com comunicação e marketing há quase 20 anos, e entrei no marketing digital em 2006, ainda no início da migração das campanhas tradicionais para a internet. Fui um dos primeiros profissionais da comunicação política a adaptar estratégias eleitorais e institucionais para o ambiente online, o que me levou a trabalhar como consultor e estrategista digital para organizações como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, MDB, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Boa Vista, Governo de Mato Grosso, FACESP, FIFA, Hospital São Camilo, Senado Federal, entre outras.

No marketing político, participei de campanhas em diferentes regiões do Brasil, de vereança à presidência. Ao longo desses anos, atuei em projetos eleitorais e de comunicação com nomes como Gilberto Kassab (2008 – SP), José Serra (2010 – BR), Raimundo Colombo (2010 – SC), Camilo Santana (2014 – CE), Confúcio Moura (2014 – RO), Marcelo Crivella (2016 – RJ), Geraldo Alckmin (2018 – BR), Emanuel Pinheiro (2020 – MT), Arthur Henrique (2020 – RR), Wilder Morais (2022 – GO), Mauro Mendes (2022 – MT), Marcos Rocha (2022 – RO), Teresa Surita (2022 – RR) e Romero Jucá (2022 – RR).

Em 2024, estive à frente da condução estratégica de campanhas em cidades de diferentes portes, entre elas as de Rodrigo Pinheiro em Caruaru (PE), David Almeida em Manaus (AM) e Paulo Sérgio em Uberlândia (MG).

Sou sócio da consultoria Vitorino & Mendonça e cofundador da Academia Vitorino & Mendonça, onde ensino metodologias aplicadas em campanhas e projetos de comunicação pública, digital e eleitoral.

Ao escrever “Seja Vereador” e “Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber”, quis reunir parte do aprendizado construído nesses anos — de forma organizada, prática e acessível — para facilitar a entrada de novos profissionais na área e ajudar quem já atua a ter mais clareza no seu trabalho.

Se você quer entrar na política com menos improviso e mais estratégia, comece por aqui.

Do digital à dinâmica das eleições proporcionais, estes dois livros oferecem o que você precisa para dar os primeiros passos com consistência.