Curso "marketing político e eleitoral: a vez do digital" | marcelo vitorino | ESPM
Curso “Marketing político e eleitoral: a vez do digital” | Marcelo Vitorino | ESPM

Quando comecei a trabalhar com marketing político, por volta de 2002, a internet e as redes sociais tinham uma pequena participação nas campanhas eleitorais.

Com o passar dos anos essa participação foi crescendo e, em 2008, migrei para o digital, trabalhando na campanha de Gilberto Kassab, para a Prefeitura de São Paulo. A primeira campanha online profissionalmente estruturada no Brasil.

Desde o início ficou claro que o papel da internet não deveria ser apenas o de “replicador” de conteúdo da televisão, mas sim o de mobilizar militantes políticos, simpatizantes e eleitores. De lá para cá as campanhas não mudaram muito. Poucas candidaturas contaram com times profissionais para o embate digital. A maior parte comete o erro estratégico de reduzir todo o potencial da web ao uso de redes sociais, sendo que elas são pouco significativas na mobilização devido a legislação eleitoral, que proíbe qualquer tipo de investimento publicitário na web.

Finalmente, com a reforma eleitoral aprovada em 2015, a internet terá o devido destaque.

Para as eleições municipais de 2016 ficou definido, resumidamente, o fim das doações corporativas, a redução do tempo de televisão e a permissão para que candidatos possam se promover a qualquer tempo.

Na prática a legislação agora permite que qualquer pré-candidato possa falar de suas ideias, propor mudanças, contar a sua história e agrupar simpatizantes mesmo antes do período de campanha eleitoral, que será muito curto, com cerca de 45 dias.

Durante os próximos 6 meses os pré-candidatos terão tempo para criar a empatia que antes era promovida por meio das propagandas na televisão.

O melhor canal para engajar pessoas é a internet. Só nela é possível se comunicar com agilidade e precisão com públicos segmentados, mensurando o resultado das ações e promovendo a disseminação das mensagens com eficiência.

Na web, diferentemente dos outros meios, é possível ouvir o eleitor. Saber o que ele deseja, como ele pensa, quais os fatores que o farão optar por um determinado candidato.

É no digital que as campanhas vencedoras terão o palco principal. E é para essa nova realidade que candidatos, assessores e profissionais de comunicação e marketing devem se preparar.

Cursos

Conheça os cursos que desenvolvi nos formatos presencial e on-line.

Cursos on-line

São mais de 10 cursos publicados com foco em conhecimentos básicos e avançados. Conheça os conteúdos na escola de marketing digital Presença Online.

Cursos presenciais

Os cursos presenciais são realizados em parceria e com a certificação da ESPM-SP.

Conheça a programação de 2017.

Curso | Inovação em campanhas eleitorais: 2018 começou

Em 2016 as campanhas tiveram que se ajustar a orçamentos bastante enxutos, e a lição aprendida para todos foi a do planejamento de longo prazo. Esse evento detalha como construir o cenário ideal para que em 2018 a mobilização de eleitores e militantes seja mais eficiente e mais barata.

Curso | Inovação em Estratégias de Comunicação e Marketing para mandato político

O período eleitoral foi reduzido e a comunicação para políticos em mandato precisa ser revista para contemplar essa mudança. O evento apresenta aos alunos as principais estratégias de posicionamento de mandato, com a finalidade de estreitar laços com a base de eleitores e posicionar militantes.

Curso |E-gov – Como posicionar governos e instituições na Internet

Quais as ações e como deve ser composta a linha de comunicação de instituições e governos? Pesquisei as estratégias de dezenas de cidades e órgãos públicos em ambientes digitais e neste evento serão abordadas as melhores práticas para estabelecer relacionamento com públicos de interesse.

Curso | Inovação em Estratégias e planejamento de conteúdo para comunicação política

Neste evento o aluno aprenderá como produzir o melhor conteúdo de acordo com o público de interesse e a finalidade do momento, podendo ser eleitoral ou informacional. Também são abordadas questões que permitem ao aluno planejar conteúdos com bastante antecedência e com redução de custos.


Master Class de marketing político: da campanha ao mandato

O Master Class é a soma dos quatro cursos de aprofundamento direcionados ao ambiente político/partidário. Dividido em 4 sábados, seu conteúdo completo permite aos alunos uma imersão no marketing e na comunicação política. Ao se inscrever no Master Class os alunos conseguem uma redução no investimento de 30% em comparação a inscrição dos cursos avulsos.

Todos os eventos são presenciais, certificados pela ESPM, em São Paulo/SP. Para melhor aproveitamento do tempo em sala de aula, disponibilizamos online conteúdos que devem ser assistidos antes dos eventos.