Material Complementar para o curso Estratégias Digitais para resultados em seu Negócio
O conteúdo do curso Estratégias Digitais para resultados em seu Negócio foi especialmente preparado para o Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP.
Focado na apresentação de desafios e soluções desenvolvidas para clientes reais brasileiros, o conteúdo e a metodologia atendem a demanda por conhecimento de estudantes, profissionais e empresários de diversas áreas de atuação, já que a tecnologia e o uso de ferramentas digitais é transversal e necessária no mundo e no mercado contemporâneo.
Além do material discutido durante o curso, recomendamos as leituras complementares dos materiais selecionados.
Para saber mais
Abordagem: Imersão e mapa mental da internet
- O início da internet no Brasil
- O que era bbs? e sua historia
- Blog Design for Killer SEO – Infographic
- ZMOT – Conquistandoo Momento Zero da Verdade
- Think with Google
- As três tendências tecnológicas que os profissionais de comunicação precisam acompanhar em 2015
- Uma visão geral das tendências da internet em 2015
- Periodic Table of Storytelling
- Consumer Barometer
Abordagem: Planejamento de ações digitais
- Case da Campanha Senador São Paulo 2010
- E quanto custa essa tal de internet e o marketing de conteúdo?
- Case do blog Pergunte ao Urso
- Enciclopédia da Nuvem: 100 oportunidades e 550 ferramentas online para inspirar e expandir seus negócios, Luli Radfahrer, Campus-Elsevier.
- Ações na internet: planejamento estratégico de marketing digital é mesmo necessário?
Abordagem: Tecnologia ou conteúdo, o que é mais importante?
- Dados e informaçõe sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade brasileira
- Guia Definitivo de SEO
- How Search Works
- Rolling out the mobile-friendly update
- A Practical Guide to Content and Its Metrics
- Find Apps & Tools Perfect for Your Small Business
Abordagem: E-commerce: como ser grande na internet
- Pesquisa mostra dados da internet no Brasil em 2015
- Os números do E-commerce
- Brasil é o décimo melhor mercado de E-commerce do mundo
- E-commerce cresce 24% e vende 35,8 bilhões em 2014
- Infográfico revela dados do comércio eletrônico no Brasil – Webshoppers
- Vale a pena ter uma loja no Facebook?
- O anuário dos indicadores do e-commerce brasileiro
- Por que vale a pena ter um blog corporativo?
Abordagem 5: Marketing e remarketing
- Audiência: produção de conteúdo ou publicidade online?
- SPAM funciona? Cuidado com o mito da publicidade barata!
- O fim da mídia social
- Uso de e-mail deve continuar, mesmo com redes sociais, diz pesquisa
Abordagem: Como tirar do papel um projeto usando crowdfunding?
- Como ter sucesso no crowdfunding – Parte 1
- Como ter sucesso no crowdfunding – Parte 2
- Projeto Achaz no Kickante
- Projeto Nos passos do mestre – Catarse
- Os 10 maiores sites de crowdfunding no Brasil
- Em meio à crise, plataformas de financiamento coletivo arrecadam mais
- PEGN mostra como funcionam os projetos de crowdfunding no Brasil
Abordagem: Caiu na rede é crise?
- Os segredos de uma boa gestão de crise na internet
- Gestão de Crise: uma análise do rato da Coca-Cola
- O que fazer quando algo dá errado na internet
- Desculpa rápida de paleteria reduz dano por homofobia; veja acertos e erros
- Monitoramento e mensuração de crises em redes sociais
- Monitoramento de redes sociais: o que eu preciso saber antes de criar um
- A Practical Guide to Content and Its MetricsGoogle Trends Updated to Provide Minute-by-Minute Data on Trending Searches
Abordagem: Os maiores desafios da web: mobilização e engajamento
- Como a internet aumentou em mais de 20 vezes a captação de uma ONG
- Treinamento de equipe gera identificação de oportunidades
- O perfil de doadores para projetos sociais no Brasil
- De onde vem o dinheiro das Ongs?
- Engajamento na gestão de comunidades
- O que é e como engajar pessoas nas redes sociais